Ao redor da Boca

Periodontia: peri (periferia, ao redor), dontia (dente).

O conjunto periodontal é composto por 3 tecidos que circundam os dentes: o primeiro é a Gengiva, que protege e os outros 2 são os Ligamentos Periodontais, que prendem os dentes ao osso alveolar.

Esta especialidade está muito relacionada à estética porque a harmonia de um sorriso depende do conjunto gengiva e dente. A saúde periodontal pode ser diagnosticada facilmente. Pacientes que notarem um sangramento espontâneo ao escovarem os dentes ou até mesmo quando passarem fio dental, devem buscar ajuda profissional pois pode ser Gengivite. Logo, esta seria capaz de evoluir para uma Periodontite, podendo assim até causar a perda dos dentes.

Também tem sido descrito na literatura científica a relação entre a doença periodontal e as alterações e/ou doenças sistêmicas. Estas podem ser desordem cardiovasculares, osteoporose, diabete mellitus, parto prematuro, infecções no trato respiratório, entre outros.

A causa principal é a placa bacteriana, que poderá estar associada à outras como: má oclusão, cárie, tártaro, ausência de restaurações, baixa produção de saliva, cigarros, certos medicamentos e alterações hormonais.


Tratamento Inicial

Raspagem acima e abaixo do contorno gengival, utilizando ultrassom e/ou curetas específicas. Essa raspagem é seguida de alisamento da raiz e polimento dos dentes para eliminar os focos de infecção. Em alguns casos, a prescrição de medicamentos faz-se necessário. Para completar esse “resgate” da saúde das gengivas e de seus sistemas, se inicia o programa de manutenção preventiva, com consultas periódicas em intervalos de dois a seis meses de acordo com cada caso.

A Cirurgia Periodontal pode fazer-se necessária quando essas intervenções terapêuticas não surtem efeitos desejados. Por isso, a periodontia é o ponto de partida para qualquer tratamento realizado no Ateliê do Sorriso.

Existem tratamentos regenerativos para alguns defeitos periodontais. Esta especialidade é também a responsável pela plástica gengival. Por meio de microcirurgia, técnica minimamente invasiva, o excesso de gengiva é retirado para dar mais beleza ao sorriso ou feito enxerto nos casos de raízes expostas.