Seu filho sem cárie, o que você precisa saber?

Mudança de Hábitos

A cárie adora o açúcar refinado presente em alguns alimentos, sucos prontos, biscoitos e até mostarda. Doces pegajosos, como brigadeiros e balas, são mais perigosos porque grudam no dente e deixam restos difíceis de serem retirados. Tente equilibrar o consumo dessas guloseimas, e nunca mergulhe a chupeta do seu filho em nada adocicado.

O ideal é que seu filho não adormeça mamando, ainda mais se o leite estiver adoçado porque, durante a noite, produzimos menos saliva, que faz uma autolimpeza nos dentes. Sem essa proteção extra, eles ficam mais expostos às bactérias. Então, após essa mamada, de um pouco de agua para seu filho tomar e escove os dentes dele no dia seguinte. O mesmo vale se a criança acorda de madrugada e pede para mamar. A regra não cabe para o aleitamento materno exclusivo: não de agua, apenas faca a higienização no dia seguinte.

Outro fato importante é o ato de beliscar o dia todo, isso se torna tão ruim quanto o consumo de açúcar porque a saliva, que faz aquela autolimpeza, não dá conta de manter tudo limpo, criando um ambiente propício para a formação da placa bacteriana, e assim, o aparecimento cárie.

Escovação em dia

Após o café da manhã, almoço e antes de dormir. Essa é a rotina ideal da higiene bucal das crianças, além de escovar a língua e passar o fio dental. Se não conseguir seguir todos os passos em todas as refeições não fique aflito, o importante é que a última seja feita com capricho e supervisionado por você. A carie não se forma em instante, pode levar ate 15 horas para a placa bacteriana, que dá origem à cárie, aparecer. Por isso, deixar de escovar uma noite, quando seu filho chegou dormindo da festa do amigo, não é um grande drama. É só escovar no dia seguinte. Mas atenção se a criança estiver tomando remédios, principalmente aqueles de uso continuo. A presença de açúcar na composição desse medicamento pode favorecer os aparecimentos de placa bacteriana. Se seu filho toma antes de dormir, escove os dentes dele depois de medicar.

E se meu filho não quiser escovar o dente, o que eu faço?

Terá que tornar a hora da escovação um momento divertido. Conte historias, cante, escove o dente junto com ele. Ele deverá ter uma escova para ”treinar”. Estão indicadas escovas de cabeça pequena, cerdas macias, para não machucar a gengiva, e adequadas à idade e ao tamanho da boca da criança, seguir as informações que vem na embalagem. Escove bem os dentes e incline a escova em um ângulo de 45 graus em relação a gengiva para removera placa bacteriana – líquidos para bochechos só devem ser usados com prescrição. Atenção aos dentes molares que tem superfície irregular, podendo acumular bastante bactéria. Lembrar que ainda que se filho escove os dentes sozinho, você vai supervisionar essa limpeza are ele completar 12 anos.